Atividades

1. Adoração Eucarística

No Setor de Adoração Eucarística o Movimento Cenáculo Jovem, através da oração e adoração a Jesus Eucaristia, encontrará a força e o sustento para as dificuldades de cada dia na nossa missão. Neste setor executaremos as seguintes as seguintes atividades: Contando com a Oração, Momento de Adoração e Visita à Casa do Senhor.

1.1. Contando com a oração: O mês de Maio é popularmente conhecido, no ambiente cristão, como o mês de Maria. Não poderia ser diferente. Neste mês, em todos os anos, junto ao nicho edificado em honra de Nossa Senhora de Fátima, quando da Consagração da Cidade de Caruaru ao Coração Imaculado de Fátima, em 2004, o Movimento Cenáculo da Graça promove, diariamente, todas as tardes, a recitação do Terço enriquecida com elementos bíblicos e litúrgicos, no sentido de dar impulso à celebração comunitária e familiar desta devoção. O Terço é uma oração de marca bíblica, centrada na contemplação dos eventos salvíficos da vida de Cristo, a quem a Virgem Maria esteve intimamente associada. A nós, jovens, chega uma idéia por demais equivocada acerca da recitação do Terço, como algo repetitivo, mecânico e sem fundamento. Porém, é nesse sentido que o MCJ quer atrair os jovens para a execução e valorização desta prática devocional, apresentando-lhes o verdadeiro significado desta forma de rezar, como expressão daquele amor que não se cansa de voltar à pessoa amada com efusões que, apesar de semelhantes na sua manifestação, são sempre novas pelo sentimento que as permeia. Recitar o Terço nada mais é do que contemplar, com Maria, o rosto de Jesus Cristo. O Papa João Paulo II lembrou-nos algumas das características desse olhar contemplativo de Maria sobre Jesus: no templo, o seu olhar é de interrogação; em Caná, é um olhar de penetração no coração do Filho e nas necessidades humanas; no Calvário, é um olhar de dor; na Ressurreição, é um olhar de júbilo; no Pentecostes, é um olhar de ardoroso zelo apostólico. Mas, ao mesmo tempo que, pela contemplação dos mistérios se vai penetrando, com o olhar da fé, nestes, e noutros que o Terço nos proporciona contemplar, esta forma de rezar, faz-nos reviver, com Maria, a presença de Cristo, Nosso Salvador. Assim, o Santo Padre, na sua mensagem aos jovens, quando do XVIII dia mundial da Juventude disse: “Recitar o Rosário significa aprender a contemplar Cristo, com os olhos da sua Mãe, amar Jesus com o coração da sua Mãe”. Desta forma, na atividade “Contando com a Oração”, os jovens membros do MCJ assumirão um dos dias do mês Mariano, bem como, ao lado de seus familiares e, em comunidade, participarão da Solene Celebração Eucarística de Encerramento, fazendo do Terço, uma oração outrora tipicamente meditativa, uma forma privilegiada de oração do coração.

1.2. Momento de Adoração: No mês de Setembro, o Movimento Cenáculo da Graça, junto à Comunidade São Paulo Apóstolo, vivencia o “Cerco de Jericó”. Um momento ímpar de expressão de fé e religiosidade. O Cerco de Jericó é um episódio bíblico narrado no capítulo 6 do livro do profeta Josué. Jericó é a mais antiga cidade do mundo, provavelmente 4 a 6 mil anos a.C., prometida por Deus ao povo eleito. Fechada, porém, aos Seus Planos, Josué foi inspirado a cercar a cidade por 7 dias, volteando-a com a Arca da Aliança. Desta forma, desabaram-se as muralhas e puderam conquistar a cidade, manifestando-se a ação gloriosa do Senhor. O Cerco de Jericó, quando realizado com fé e confiança, tem permitido que Deus realize maravilhas. Assim, tem renovado pessoas, famílias e comunidades inteiras, uma vez que revaloriza a oração e maneira interrupta e comunitária, por 7 (sete) dias e 7 (sete) noites, onde se poderá trazer pedidos e louvores por escrito e depositar num cofre especial. No encerramento, que é para onde o MCJ pretende atrair os jovens cristãos, pela manhã há um passeio pelas ruas circunvizinhas à Comunidade São Paulo Apóstolo, levando até a todas as casas o Santíssimo Sacramento. É uma relembrança das caminhadas do Nosso Senhor Jesus Cristo com seu rebanho. Pela tarde, os jovens assumirão a adoração e após, contamos com uma linda Celebração Eucarística de Encerramento, seguida de uma emocionante procissão de 7 (sete) voltas, no quarteirão da Comunidade. É, sem dúvida, um momento forte de oração e derramamento de graças, diante de Jesus Eucarístico. Hoje as muralhas que devemos derrubar são outras, como o egoísmo, a inveja, a falta de fé, da busca de Deus e do amor à Eucaristia. Queremos derrubar tudo isso e a melhor estratégia é a oração. Muitas vezes deixamos de viver experiências maravilhosas com Deus, porque não sabemos reconhecer a sua voz. Vamos neste ano propor encontros, tardes de formação, palestras e cursos, além de momentos fortes de espiritualidade, como as adorações constantes ao Santíssimo Sacramento”, adianta.

1.3. Visita à Casa do Senhor: Hoje, umas das grandes dificuldades da Igreja e trazer os jovens para a Igreja de Deus, muitos jovens não querem entrar na Igreja, com medo de perder a sua vida o seu tempo. Mas isso não está certo, pois quem serve a Deus não perde sua vida e sim ganha. Pois que perde sua vida por amor a Deus e a encontrará.Quando o jovem está na Igreja é difícil, a pessoa é criticada por ser de Igreja. Alguns jovens suportam as provações, mas outros não. Juventude, devemos buscar com a graça de Cristo ser verdadeiramente Igreja de Cristo! Ser jovem na Igreja requer um vida de oração, pois não é nada fácil buscar a santidade em nosso tempo, em que a mídia e a moda querem dominar as nossas mentes. O Movimento Cenáculo Jovem pretende, com isso, com essa atração do jovem para à Casa do Senhor, reconhecer o verdadeiro significado da religiosidade, da vida religiosa, da religião, muito esquecida e por demais criticada por nós, jovens. Estamos vivendo uma guerra suja, com traficantes vendendo drogas na porta das escolas e faculdades, bandidos e malfeitores em todo o canto, a sexualidade está sendo colocada com mais ousadia atingindo até crianças. Assim, devemos nos educar cada vez mais no temor de Deus e desviar-nos destes caminhos tortuosos, e com certeza, um grande aliado e nossa maior arma é a Igreja e nossa Religião. Falar de Religião, e principalmente da Religião Católica, é complicado e polêmico. Será nosso grande desafio. Não nos cansaremos em dizer que viver sem uma religião é possível, mas viver feliz sem Deus é impossível, porém para que haja Deus em nossa vida precisa-se de uma religião, caso contrário, como nos ligaremos a Deus, se a palavra religião é religar? Nós, estávamos separados de Deus, desde quando Adão e Eva, e aí o pecado passou a todos e nós morremos, pois o salário do pecado é a morte, se morremos, estamos desligado de Deus, e fomos religados, com a vinda do Senhor Jesus, que morreu em nosso lugar para nos dar a vida eterna, nos religando ao Pai. Foi o nosso Jesus que nos religou através da religião. Então como criticar a vida religiosa? Como criticar e não querer ter religião, usando dos mais fáceis argumento, como “não preciso de religião”, “a Igreja Católica muito matou e manchou a religião”, “religião não salva ninguém”. Que audácia da nossa parte diminuir ou desconsiderar o que nosso Salvador nos ensinou. Vamos resgatar o que o próprio homem destruiu. O Movimento Cenáculo Jovem usará sua força para fazer dos jovens a nova era da nossa Igreja, a nova e verdadeira face da nossa Religião Católica.

2. Solidariedade

No Setor da Solidariedade o Movimento Cenáculo Jovem estará disponível para ajudar o irmão, não só quanto à espiritualidade, como também nas suas necessidades materiais. Mas que um dever. É nossa obrigação enquanto cristãos, a partilha, buscando a real felicidade no “dar” ao invés de “receber”. Neste setor executaremos a atividade Vivendo em Comunidade, na qual o Movimento Cenáculo Jovem colocará em prática o ser cristão no mundo de hoje. É através da ação que partilharemos com os irmãos o amor de Deus.

3. Encontros de Formação

Inicialmente, como atividade do Setor de Encontros de Formação, teremos, além das nossas reuniões mensais, o Cenáculo em Debate. Nesta atividade, o Movimento Cenáculo promoverá, junto a uma escola ou, preferencialmente, uma instituição de ensino superior de nossa cidade, um dia em debate com palestras, sobre o temas ligados ao lema do grupo, que seja, “Juventude como Instrumento de Obras, Fé e Religiosidade”. Pretendemos, quanto ao palestrantes, convidar representantes do clero e religiosos, marcados pelo forte carisma, sabedoria, juventude e dinamismo que os mesmos devem apresentar quando de suas explanações. A finalidade da realização do “Cenáculo em Debate” em uma de nossas faculdades é, sem dúvida, o público que desejamos alcançar: os jovens universitários. E com eles, formadores de opinião, divulgar nosso movimento e a importância da vida cristã.

4. Promoção Humana

No Setor da Promoção Humana, o Movimento Cenáculo Jovem promoverá, inicialmente, as Campanhas Solidárias. Serão elas voltadas aos idosos e as crianças, os dois principais marcos de início e final de vida. Faremos a divulgação da Campanha Solidária nos locais de maior acesso na cidade de Caruaru, como por exemplo, prefeitura, paróquias, movimentos religiosos, escolas, faculdades, academias, dentre outros. Temos que ser exemplo trazendo à comunidade em que vivemos ações solidárias que possam melhorar a qualidade de vida daqueles que mais precisam: as crianças.