Nosso Projeto


Através do Evangelho, vivo na comunhão com os irmãos, queremos reunir os jovens, independentemente de sua posição social ou raça. Teremos como lema “Juventude como Instrumento de Obra, Fé e Religiosidade”, e procuraremos segui-lo dentro e principalmente fora do grupo. Desejamos que, onde há vícios do corpo, da alma e da mente, estes possam ser transformados na vida das pessoas, com decisão e ação para o bem fraterno na sociedade, e para tanto, buscaremos, com as obras, a fé a religiosidade, cultivar a terra dos jovens corações com persistência para servir na comunidade, ajudando nossos semelhantes a fim de encontrar a verdadeira felicidade. Queremos ser um alicerce para a nossa comunidade, contribuindo de algum modo para ajudar a satisfazer suas necessidades.

A força que nos adjetiva, jovens cristãos, exprime o desejo do Senhor em renovar a sua Igreja. Renovar através da fé com as boas obras. Renovar não no sentido de construir uma Igreja nova, mas de dar a vida para que seus membros passem a viver a sua fé de um modo novo, e com isso, aproximarem-se do Pai por Cristo, num mesmo Espírito. Para tanto, Deus chama cada um de nós a exercer um serviço específico. Um serviço a favor do Reino. A favor de Seu povo, e assim, fazer de nós, a própria Igreja.

Atualmente, esquece-se que o próprio Deus nos apresenta vários jovens que bem poderiam assumir o papel de modelo, não somente para a nossa juventude, mas para todos os cristãos. Encontramos Davi que desde a sua adolescência agradou o Senhor. Daniel, um jovem modelo de vida autêntica, não somente para os nossos jovens, mas também para toda a Igreja. Timóteo, e tantos outros.

Agora, o mais importante dentre eles. Temos Maria. A mãe do filho de Deus, como uma mãe para cada um de nós católicos, já que na cruz, Jesus Cristo entregou sua mãe à humanidade e a humanidade à sua mãe. Como mãe, Maria se transforma em nossa grande intercessora. Mas a importância de Maria não está apenas na intercessão. Um grande presente que Deus nos deu foi o exemplo de Maria. E para almejar ser como Maria, devemos tê-la não somente como uma mãe, mas também como uma jovem como nós. Maria era um ser humano muito amado por Deus. Ele a cumulou de bênçãos e graças em sua vida para que hoje possamos olhar para ela e tê-la como uma grande Santa. E nós? Quem pode deixar de sentir o grande amor que o Senhor tem por nós? Quem pode negar a presença real de Jesus Cristo em nossas vidas nos cumulando também de bênçãos e graças? Maria aproveitou tudo o que seu Deus lhe ofereceu para mostrar ao mundo que a Santidade é algo que pode ser alcançado por todos os seres humanos.

Sendo Maria, medianeira de todas as graças, a Mãe de Deus e Mãe nossa, o modelo perfeito de todas as virtudes, é nela que devemos nos espelhar para imitar seu Divino Filho. Deste modo, é na imitação das virtudes de Maria, doando sua vida aos pés da cruz, a serviço da humanidade, que se manifesta verdadeiramente a finalidade no nosso Movimento Cenáculo Jovem.

Pretende o MCJ, através de suas atividades, fortalecer a fé e a amizade entre os jovens, ressaltando os valores Cristãos e humanos ensinados por Cristo, e outrora esquecidos, num mundo em que o amor e a vida, a cada dia, perdem o seu real valor, e depois de muito a aprender e crescer, nos sentiremos recompensados por cada pessoa que pudermos alegrar com nossos atos e campanhas e por cada momento que pudermos passar juntos ao longo desta caminhada.